Dec. nº 012/2025 | nº 05 - Sobre a Instituição dos Missionários do Habbo


 ARQUIDIOCESE DE QUELUZ – HABBO
DECRETO ARQUIDIOCESANO Nº 07/2025

"Sobre a Instituição da Arquidiocese como Igreja Missionária no Ambiente Virtual"

DOM MIGUEL MARIA DOLEZZIO
POR BENEPLÁCITO DA SÉ APOSTÓLICA
ARCEBISPO METROPOLITANO DE QUELUZ
E PRIMAZ DO HABBO BR/PT

Ao longo dos séculos, a Igreja de Cristo (vida real) tem se lançado, com coragem e zelo, aos mais diversos territórios e culturas, em fiel obediência ao mandato do Senhor: “Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura.” Desde 2006, este "mundo" se estende também às plataformas digitais, onde multidões se reúnem, dialogam e constroem vínculos. À luz do Concílio Vaticano II e da missão que nos é confiada, compreendemos que evangelizar não se restringe aos muros físicos dos templos, mas abraça todo espaço em que pulsa a vida humana.

A presença da Igreja Habbiana não se reduz a um passatempo ou a uma encenação lúdica. Trata-se, antes, de um autêntico esforço pastoral e espiritual: uma presença real da Igreja no ambiente virtual. Muitos, sem compreender a profundidade desta missão, nos têm interpretado à luz de categorias rasas, como se fôssemos um grupo de representação fictícia (RPG) ou dramatização religiosa. Tal percepção, ainda que disfarçada de zelo eclesial, carece de fundamento. O que aqui se vive não é ficção. É MISSÃO! Somos uma extensão da Igreja de Católica no mundo digital, e é neste solo que tentamos semear o Evangelho.

Por este DECRETO, com autoridade ordinária e zelo pastoral, instituímos oficialmente a AÇÃO MISSIONÁRIA DA ARQUIDIOCESE DE QUELUZ – HABBO, a qual compreende todo e qualquer esforço evangelizador junto aos ambientes públicos, quartos abertos, comunidades externas, perfis virtuais, eventos e interações do mundo digital (cf. Carta Apostólica em forma de Motu Proprio ''Signum Venti''), com vistas à aproximação de corações afastados, ao convite ao seguimento de Cristo e à inserção desses irmãos na vida comunitária da fé.

Em conformidade com essa instituição, são erigidos canonicamente os Missionários Virtuais da Arquidiocese de Queluz, que se dedicarão, sob orientação do Vigário para a Missão e da Coordenação Pastoral, o Reverendíssimo Monsenhor JOÃO GABRIEL SANT'ANNA, a visitar, dialogar, anunciar e convidar jovens de boa vontade à vida em Cristo, nos espaços digitais em que se encontrarem. O envio dos missionários será liturgicamente celebrado em momentos próprios, e seu trabalho pastoral deverá ser registrado, acompanhado e integrado ao calendário e à programação da Cúria Arquidiocesana.

A missão não é improviso. Exige preparo, oração, prudência e ardor. Por isso, os Missionários do Habbo deverão participar de formações contínuas sobre evangelização no ambiente digital, doutrina da fé, escuta ativa e relações pastorais, resguardando sempre o testemunho, a caridade e o espírito de comunhão eclesial. Este trabalho será, desde já, considerado parte efetiva da ação evangelizadora do Dicastério para Nova Evangelização e Igrejas Particulares, em pé de igualdade com as pastorais já existentes à serem implantadas nesta Arquidiocese.

Recomendamos a todos os missionários:

que acolham e apoiem os jovens com generosidade e espírito fraterno;
que não se deixem confundir por insinuações externas que tentam deslegitimar a obra que aqui se realiza;
que compreendam que o que se vive aqui não é um teatro de sacralidades, mas vida real da Igreja de Cristo em terreno novo.

Por fim, convocamos todos os sacerdotes, diáconos, religiosos, agentes de pastoral e fiéis para uma Assembleia Missionária, nesta quinta-feira, às 20h, em nossa sede metropolitana no Habbo Hotel, a fim de rezarmos juntos, recebermos as primeiras orientações e lançarmos o caminho da Missão sob o olhar da Virgem do Sorriso.

Dado e passado no Paço Arquiepiscopal de Queluz, sob o olhar jubiloso de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, aos dezesseis dias do mês de julho, no ano da graça de Nosso Senhor Jesus Cristo de dois mil e vinte e cinco.
Postagem Anterior Próxima Postagem