
ARQUIDIOCESE DE QUELUZ
Gabinete do Arcebispo
Sé de Queluz, 29 de julho de 2025
Ao Reverendíssimo Senhor
Dom Breno Alves
Bispo-Auxiliar de Passo Novo
Reverendíssimo Dom Breno,
Saúdo-o fraternalmente, desejando-lhe paz no Senhor e perseverança fecunda no ministério que ora exerce.
Venho, por meio desta, esclarecer que Vossa Excelência Reverendíssima, nomeado Bispo-Auxiliar da Diocese de Passo Novo, não pertence ao território nem à jurisdição eclesiástica da Arquidiocese de Queluz, não possuindo, portanto, autoridade ou competência para intervir nos assuntos pastorais, administrativos ou litúrgicos desta Igreja particular.
Com a devida caridade que a comunhão episcopal requer, peço que se abstenha de envolver-se em decisões, julgamentos ou comentários a respeito de pessoas, nomeações ou ações que concernem exclusivamente à Arquidiocese de Queluz e aos que nela exercem ofícios e encargos, por designação legítima.
Cabe esclarecer ainda que a jovem Leonor, no exercício de seu ministério como Mestre de Cerimônias da Arquidiocese de Queluz, colabora, em caráter missionário, com a Diocese de Passo Novo, atendendo a um pedido do Revmo. Padre Newton Ribeiro, presbítero dessa diocese e responsável pela formação litúrgica local. Trata-se de uma cooperação fraterna, respeitosa e em conformidade com os critérios previamente estabelecidos entre as Igrejas irmãs, não cabendo, pois, qualquer ilação ou reinterpretação alheia ao espírito de comunhão que a motivou.
Rogo ao Espírito Santo que continue a assisti-lo no pastoreio que lhe foi confiado em Passo Novo, sob a autoridade de Vossa Excelência Reverendíssima Dom Karol Rose, a quem reafirmo minha estima e consideração.
Esta carta segue com cópia aos gabinetes de S. Ex.ª Revma. Dom Karol Rose, Bispo Diocesano de Passo Novo, e de S. Em.ª Revma. Dom Odilo Pedro Scherer, Prefeito do Dicastério para os Bispos, para ciência e arquivo.
Com estima e orações fraternas,
