Comunicado | Renúncia
Com espírito de obediência, reverência e profundo amor, venho, por meio desta, apresentar minha renúncia ao ofício de Arcebispo da Arquidiocese de Aparecida, por motivos de foro íntimo que, após um momento de reflexão, discernimento e oração, considero graves e suficientemente ponderados.
Assumi com humildade e fé a missão confiada a mim nesta amada Igreja particular de Aparecida, comfiante no Senhor. Nestes meses de serviço, busquei com sinceridade e dedicação promover a comunhão e conduzir o povo de Deus segundo os ensinamentos de Cristo. Expresso minha gratidão aos caros bispos e presbíteros que me acompanharam nesse itinerário. Com confiança, busquei formentar nesse meio as vocações, suscitando nos jovens, o desejo e a vontade de servir, de ser colocar a serviço de Deus e do próximo.
Reconheço, porém, que neste momento a continuidade de meu ministério à frente desta arquidiocese não mais se alinha, de modo pleno, com o bem maior da Igreja local, e por isso me coloco com confiança nas mãos da Igreja e de Vossa Santidade, pedindo que aceite esta renúncia. Informo que esse pedido, tendo sido aceito pelo Santo Padre, se consumará no dia 11 de Junho, na memória de São Barnabé, apóstolo.
Agradeço a Deus pela oportunidade de ter servido ao povo devoto de Nossa Senhora Aparecida e confio ao seu cuidado pastoral os caminhos futuros desta Arquidiocese tão querida.
Com filial devoção,
+ Erlei Maria Cardeal Forgione